Primeira Infância da Liga Solidária

Todo bebê e criança carrega características únicas e por isso a Primeira Infância da Liga Solidária abraça o conceito das “infâncias”, no plural.

Valorizamos a diversidade dos ambientes de onde cada pessoa vem e está inserida, ou seja, sua família e comunidade. É daí que nasce a construção de cultura e brincadeiras diversas, porque todo bebê ou criança traz consigo uma visão de mundo, um repertório de brincadeiras, músicas e cuidados. E é no encontro dessas realidades que se cria um ambiente mais rico e também se aprende a conviver com as diferenças. 

 

Não à toa, que a Primeira Infância da Liga Solidária vem pautada em uma abordagem de trabalho que visa assegurar os Direitos e objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil propostos pelo Currículo da Cidade e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, pág.: 38). São eles:

Conviver

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar

Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos,
por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.