“As cidades mais inovadoras do mundo já entenderam: a política da infância é a base para o presente e o futuro das comunidades. Ao priorizar o cuidado com bebês, crianças pequenas e suas famílias, criamos territórios mais saudáveis, afetivos, seguros e promissores para todos.”
Cuidar e educar na Primeira Infância começa no fortalecimento do território
Em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Allma Hub, nos meses de novembro e dezembro, a Primeira Infância da Liga Solidária vivenciou uma jornada de aprendizado no desenvolvimento do projeto Territórios do Cuidado – Criança é responsa de todo mundo. A iniciativa foi marcada pela escuta qualificada e pela troca de experiências com moradoras e moradores do entorno do Educandário Dom Duarte, no Jardim Esmeralda.
A proposta reforçou a compreensão de que o território é um espaço vivo, onde relações, afetos e responsabilidades se constroem coletivamente. Comerciantes, lideranças comunitárias, famílias e a comunidade educativa participaram ativamente do processo, fortalecendo o entendimento de que cuidar e educar na primeira infância é uma responsabilidade compartilhada.
O objetivo central é sensibilizar cuidadoras e cuidadores locais sobre a importância de priorizar as infâncias, fortalecendo a proteção, a segurança, o afeto e os direitos de brincar, interagir e aprender de bebês e crianças.
Investir no futuro é cuidar da primeira infância hoje
A proposta é construída com participação e envolvimento da comunidade e tem como foco a implementação do projeto em 2025, com continuidade em 2026. As ações são conduzidas por meio de metodologia estruturada, escuta ativa, sistematização do processo e mobilização territorial, reforçando a importância de priorizar a primeira infância para o desenvolvimento integral de bebês e crianças.
Eixos que sustentam a cultura do Território do Cuidado
Letramento e valorização do conhecimento territorial
O trabalho se desenvolve a partir da escuta ativa, da leitura sensível do território e da articulação entre lideranças locais, comércios e famílias. Esse processo promove impactos comunitários que fortalecem as culturas das infâncias como valor comum, consolidando compromissos coletivos em prol da saúde e do bem-estar de bebês e crianças pequenas.
A proposta foi apresentada, construída e planejada com 30 lideranças em encontros presenciais e com 40 lideranças em encontros virtuais, ampliando de forma significativa a base de apoio e engajamento no território e contribuindo para que a comunidade atue como protagonista e agente de mudança.
Ações que fortalecem o cuidado coletivo na comunidade de maneira lúdica com o personagem Nenê Nelson
Entre as ações desenvolvidas ao longo do processo, destacam-se:
- Encontro com famílias das unidades educacionais
Recentemente, no Educandário Dom Duarte – Liga Solidária, o personagem Nenê Nelson acolheu 430 bebês, crianças e famílias, promovendo momentos de interação, orientação e compartilhamento de dicas de brincadeiras para o período das férias escolares e outros momentos de convivência.
- Pintura da Calçada de Responsa com intervenções lúdicas
No MJ Salgateria, comércio local, foi celebrado o primeiro marco do Comércio de Responsa no Território do Cuidado. A intervenção lúdica na calçada transformou o caminho em um espaço de brincadeira e encontro, aproximando famílias, bebês e crianças e reforçando a mensagem: “Criança é responsa de todo mundo”.
- Espaço Cultural Livre – Cineminha de Responsa
Com continuidade prevista para janeiro, durante as férias escolares, o Espaço Cultural Livre receberá exibições de filmes voltados à primeira infância, com abertura em vídeo do personagem Nenê Nelson, distribuição de folhetos informativos e foco em interações positivas.
Cuidar das infâncias é pensar coletivamente em um território mais forte, seguro e acolhedor, que potencialize espaços de convivência, brincadeira e interações positivas.
Impacto e investimento na Primeira Infância se constroem em rede
As práticas e ações compartilhadas demonstram que, quando comunidade e famílias caminham juntas, o impacto na vida dos bebês e crianças é real e significativo. A mensagem “Criança é responsa de todo mundo” se consolida como prática cotidiana e fortalece um território que reconhece as infâncias como prioridade absoluta.
A iniciativa segue promovendo o “Papo Responsa” com comerciantes, lideranças, moradoras e moradores como ferramenta de mobilização e letramento comunitário. Esse diálogo amplia territórios que reconhecem as infâncias plurais como base para o presente e o futuro, a partir de experiências e aprendizados construídos em espaços afetivos e seguros, que garantem proteção, convivência, brincadeira e interação.
No Território do Cuidado, brincar, cuidar e fortalecer interações positivas também fazem parte das férias
As ações do Território do Cuidado mostram que brincar, interagir e estar presente são formas potentes de cuidar das infâncias, nas unidades educacionais, na comunidade e também em casa. Durante as férias escolares, esses momentos ganham ainda mais significado, fortalecendo vínculos, promovendo segurança emocional e garantindo o direito de brincar de bebês e crianças em seus territórios e espaços seguros.
Pensando nisso, o Portal Primeira Infância vai compartilhar dicas simples e práticas de brincadeiras, vídeos e ações de interação para apoiar famílias, cuidadoras e cuidadores neste período de férias. São sugestões acessíveis, possíveis no dia a dia, que valorizam o afeto, o tempo junto e as interações positivas.
Para saber mais, acompanhe os próximos conteúdos e descubra como as férias podem se transformar em momentos de cuidado, brincadeira, diversão e proteção em espaços lúdicos para bebês e crianças.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL. Territórios do Cuidado.
- FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL. Territórios do Cuidado: como transformar a relação de uma comunidade com suas crianças.
- SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Educação Infantil. 2. ed. São Paulo: SME/COPED, 2022.
Texto escrito por: Patricia Nunes / Revisão: Neide Cavalcante – Gestoras da Primeira Infância/Priscila Antunes – Coordenadora Pedagógica
Fotos: ESTÚDIO BARBARELLA / Fotos e vídeos: Patricia Nunes e Aline Mattas

















