Olhar atento e específico para as infâncias.

Inspirado por educadores-referência como Nóvoa, Bruna Ribeiro e Imbernón, o conceito de professor pesquisador está alinhado à escuta, observação e reflexão do fazer pedagógico, preocupados em desenvolver um olhar sensível e direcionado ao desenvolvimento integral de bebês e crianças. Um olhar que respeita e observa atentamente o ritmo e a identidade de cada um.

Diante disso, planejamos a jornada de conhecimento para que professoras e professores, compreendam que bebês e crianças são pensantes e que é preciso entender e ter sensibilidade para escutar suas expressões, desejos e necessidades.

Professor pesquisador

O professor pesquisador é orientado a refletirem sobre suas práticas pedagógicas cotidianas e, ao contrário de impor e centralizar aquilo que o padrão da vida adulta espera, consideram e incentivam o protagonismo das crianças, ou seja, como cada criança aprende, cria e recria jeitos de brincar.

Formar professores pesquisadores é promover profissionais das infâncias mais potentes e autônomos. O adulto protagonista, cria possibilidades para desenvolver o protagonismo de bebê e crianças.

Como é diferente a imagem do mundo que uma criança recebe quando mãos silenciosas, pacientes, cuidadosas e ainda seguras e resolutas cuidam dela; e como diferente o mundo parece ser quando estas mãos são impacientes, rudes, apressadas, inquietas e nervosas.

(Emmi Pikler)