Desenvolvimento reflexivo e contínuo

O Processo de Formação Continuada foi planejado para potencializar o repertório e ampliar o conhecimento de todos os profissionais. O objetivo é realizar a orientação e acompanhamento específico do plano de formação, assegurando o alinhamento pedagógico a partir dos objetivos e direitos de aprendizagem de bebês e crianças.

Dessa maneira, conseguimos criar um ambiente propício à construção de conhecimento por meio das brincadeiras e interações. Afinal, enxergamos os desafios e conquistas no processo formativo como oportunidade e alimento para a transformação do fazer pedagógico.

Processo de Formação Continuada

Encontros com a Coordenação Pedagógica

Em parceria com a Coordenadora de Formação Continuada, a coordenadora e coordenador pedagógico, fazem observações sistemáticas das práticas pedagógicas. O objetivo é que o coordenador, contribua com o fazer pedagógico de professoras e professores, orientando seus planejamentos, avaliações e reflexões sobre as situações educativas. Assim, é possível intervir de maneira significativa, buscando refletir sobre a prática por meio de um olhar sensível para o bebê e a criança.

Encontros com professoras e professores

Para orientar professoras e professores sobre suas práticas pedagógicas, semanalmente esse grupo se reúne com o Coordenador Pedagógico em um processo formativo e reflexivo. Reflexivo porque a dinâmica se constrói a partir da observação crítica da prática desenvolvida. O Coordenador orienta a professora e o professor, a observar, registrar, avaliar e planejar as vivencias pedagógicas para qualificar os ambientes de interação e aprendizagens.

Jornada pedagógica

“As reflexões sobre a formação teórica e a prática dos educadores precisam ser baseadas na participação ativa e efetiva de todos os atores presentes no ambiente educativo.”

(Nóvoa)

É um momento oportuno, que reúne a equipe educativa (professoras, professores, auxiliares de enfermagem, equipes de apoio, cozinha e gestão) para compartilhar e refletir sobre as práticas realizadas com os bebês e crianças e ampliar os saberes para ressignificar a prática pedagógica e promover aprendizagem e desenvolvimento para todos os envolvidos na ação educativa. A partir das necessidades específicas de cada unidade educativa, a equipe reflete sobre as melhorias e pontos de atenção necessários para a continuação do trabalho. Quando todas as pessoas que interagem com bebês e crianças valorizam as culturas infantis, o trabalho flui com a qualidade desejada.

Temas

Os processos são sempre orgânicos e adaptáveis a cada contexto e cenário de atuação, alinhados ao Currículo da Cidade e a Base Nacional Comum Curricular de Educação Infantil (BNCC), entre outros*. São cinco, os temas matriz que priorizamos, que servem como base para os conteúdos do Processo FormaçãoContinuada:

 

Formação da gestão

A equipe gestora é responsável pela gestão educacional, plano de trabalho, questões pedagógicas, acompanhamento do PPP, formação continuada das equipes, articulação do conselho escolar, sistematização e avaliação das prática pedagógicas e dos indicadores de qualidade, envolvimento da comunidade educativa e fortalecimento da rede de apoio, implementação de ações de saúde e bem-estar, entre outros.

Cuidado como currículo

Para nos aproximarmos do objetivo de oferecer uma educação de qualidade para a primeira infância, as ações do Processo de Formação Continuada estão voltadas para a escuta, o diálogo, o acolhimento e a valorização da afetividade na relação entre adultos e crianças. Trabalhamos a rotina com foco na saúde e promoção do bem-estar individual e coletivo, na construção de hábitos e procedimentos pela criança e com a criança, e nos cuidados com o espaço.

Parceria com as famílias e a comunidade educativa

Para ampliar o impacto positivo da Primeira Infância, é necessário a sistematização de boas práticas que envolvam famílias e comunidade educativa na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), com foco nas brincadeiras, interações e culturas infantis.

Reflexão sobre a prática

Refletir sobre a efetividade dos fazeres pedagógicos, alinhar o que for necessário no planejamento e compartilhar saberes são práticas do processo da Formação Continuada. A estrutura da Formação é planejada estrategicamente com escuta ativa, análise de registros, socialização e sistematização de práticas, trocas de experiências e avaliação dos processos.

Avaliação

Com concepção totalmente atrelada à prática, cada encontro formativo gera uma avaliação, bem como um plano de ação baseado nas discussões. Recomenda-se que a coordenação pedagógica registre as próprias observações e o planejamento de suas intervenções junto a professoras e professores. Esse conteúdo é reavaliado periodicamente.

A ideia presente no imaginário social de que ‘criança é criança, só muda de endereço’ é equivocada e precisa ser questionada, pois o endereço e o cenário sócio-histórico-cultural das crianças influenciam de forma direta e permanente as formas de viver as infâncias e produzir sua identidade. (Currículo Integrador da Infância Paulistana/2015)