Jornada de descobrimento

A magia do brincar para produzir cultura

Quando a criança passa a fazer parte das Unidades de Educação Infantil da Liga Solidária, ela é, de fato, vista como um ser único. Diante disso, mobilizamos um processo de conhecimento para que não apenas professoras e professores, mas também toda a equipe de apoio e cozinha, compreendam que bebês e crianças são pensantes e que é preciso entender e ter sensibilidade para escutar suas expressões, desejos e necessidades. É assim que passamos a magia do brincar para produzir cultura.

Marcação Vídeo Escutação CEI Primeiro Encontro
Textura com logo da Liga Solidária

“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano. A principal meta da educação é criar pessoas que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.”

Jean Piaget – psicólogo e epistemólogo

Professor pesquisador

Olhar atento e específico para as infâncias.

Inspirado por educadores referência como: António Nóvoa, Bruna Ribeiro e Francisco Imbernón – pesquisadores da infância – o conceito de professor pesquisador está alinhado à escuta, observação e reflexão do fazer pedagógico, preocupados em desenvolver um olhar sensível e direcionado ao desenvolvimento integral de bebês e crianças. Um olhar que respeita e observa atentamente o ritmo e a identidade de cada um.

Práticas pedagógicas

Uma brincadeira, mil aprendizados.

Ao tatear um cesto cheio de objetos, o bebê investiga, sente texturas e cheiros, ouve sons e desperta seus sentidos. Ao escutar uma história, aprende a se comunicar, a escutar e adquirir aprendizagens diversas. Uma simples caixa de papelão é um convite para a construção, para despertar a criatividade e a imaginação.

Alinhamento E Acolhimento às Famílias

Apresentamos, refletimos e alinhamos todo projeto pedagógico de todas as Unidades Educacionais a partir dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças. O projeto também acolhe e envolve as famílias atendidas em diferentes momentos de escuta e aproximação, além de se estender para toda a comunidade.

Processo De Formação Continuada

Planejado para ampliar o conhecimento de todas as equipes. Com um acompanhamento mais aprofundado do nosso plano de formação, asseguramos o alinhamento pedagógico entre as unidades a partir dos objetivos e direitos de aprendizagem de bebês e crianças.

“É preciso uma aldeia inteira para cuidar de uma criança.”

Provérbio africano

Vídeo Escutação CEI Primeiro Encontro