Crianças e Idosos Brincando e Interagindo – Construindo Laços de Afetividade

Destaques

Encontro entre Gerações: Crianças e Idosos Brincando e Interagindo – Construindo Laços de Afetividade

Encontro entre Gerações é uma parceria entre a Primeira Infância e o Lar Sant’Ana Butantã da Liga Solidária, localizado no residencial para idosos do Complexo Educandário Dom Duarte. No trajeto, rico em recursos naturais e próximo aos Centros de Educação Infantil, as crianças caminham até o espaço para encontrar os idosos, tendo a oportunidade de observar, investigar, descobrir e interagir com a natureza. Temos a intenção de aproximar crianças e idosos, proporcionando espaços de convivência, escuta, acolhimento, conversa e respeito.

A ação se fundamenta nos direitos de aprendizagem dos bebês e das crianças, visando assegurar que as infâncias e os idosos tenham momentos de interação, cuidado de si e do outro, fortalecimento de vínculos afetivos e ampliação de olhares sobre a inclusão, identidades e diferenças, por meio das brincadeiras e interações proporcionadas durante as vivências.

Como acontece?

Esta ação é desenvolvida com crianças a partir de 3 anos, dos Centros de Educação Infantil (CEIs), e com os idosos que residem no Lar Sant’Ana. As vivências acontecem duas vezes por semana, com pequenos grupos de 12 crianças, acompanhadas por professoras/es, auxiliares de desenvolvimento infantil, coordenadores pedagógicos e profissionais do Lar Sant’Ana.

Antes de cada visita, as/os professoras/es realizam rodas de conversa, escutando as expectativas das crianças, apresentando imagens e dialogando sobre o encontro. Cada vivência é cuidadosamente organizada, e o planejamento é elaborado com um olhar sensível, contribuindo para o desenvolvimento integral, considerando as dimensões emocional, social, física, cultural, cognitiva e afetiva, tanto das crianças quanto dos idosos.

Durante os encontros, as propostas ofertadas são planejadas, promovendo as brincadeiras e interações e possibilitando o encontro entre as duas gerações. As rodas de música, contação de histórias, pinturas com diferentes materiais, construções e jogos adaptados, como bilboquê, boliche, peteca e bola ao cesto, são vivências que favorecem o contato, o cuidado mútuo, a inclusão e a criatividade.

Proposta pedagógica: valorização das identidades, culturas e diferenças

As vivências estão conectadas à Proposta Pedagógica da Primeira Infância. Durante os encontros, buscamos ampliar o repertório cultural das crianças e dos idosos, com foco em quatro grandes matrizes: a Cultura dos Povos Indígenas, Migrantes, Crianças do Campo e do Continente Africano.

Essas vivências acontecem por meio do contato com instrumentos sonoros, músicas tradicionais, imagens representativas e momentos de interação, que ampliam o repertório cultural e proporcionam ricas trocas de saberes entre gerações.

Por que essa experiência é tão valiosa?

O Encontro entre Gerações é mais do que um projeto, é uma experiência para a vida, evidenciando a infância e a terceira idade em um mesmo espaço de convivência. A proposta reafirma que o conhecimento acontece nas trocas de saberes e que o afeto, quando partilhado, transforma as relações e permanece como memória afetiva.

São encontros que deixam marcas profundas, criam memórias duradouras e valorizam a diversidade etária como fonte de aprendizagem e cuidado compartilhado de si, do outro e do ambiente.

Ao longo dos anos, os impactos são significativos. As propostas se consolidam como parte do planejamento anual da Primeira Infância. Com isso, observamos o fortalecimento de vínculos entre crianças e idosos, o desenvolvimento de ações de solidariedade, cuidado, empatia e generosidade, além da ampliação do repertório cultural, respeito às identidades e diferenças.


Texto escrito por: Mateus Oliveira – Coordenador Pedagógico da Primeira Infância

Revisão da Escrita: Neide Cavalcanti e Patricia Nunes (Gestora da Primeira Infância)