Celebrando o Direito de Brincar

Destaques

Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar é celebrada anualmente, próxima ao dia 28 de maio, data reconhecida como o Dia Internacional do Brincar. Neste ano de 2025, ocorrerá de 24 de maio a 1º de junho, com o tema: “Proteger o Encantamento das Infâncias”.

A campanha visa reforçar o brincar como um direito fundamental de toda criança e essencial para seu desenvolvimento integral. O objetivo é mobilizar famílias, educadoras/es e a sociedade para garantir tempo, espaço e oportunidades para que o brincar aconteça de forma plena e significativa.

Brincando que se aprende na primeira infância

Nos primeiros dias de vida, bebês e crianças aprendem brincando, por meio da interação, corpo, sentidos, descobertas e imaginação, constroem suas características e desenvolvem habilidades próprias. Como afirmam Eva Kallo e Gyorgyi Balog em Origens do Brincar Livre (2017),

“O brincar livre é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois é através da brincadeira que ela expressa suas emoções, descobre o mundo e constrói sua identidade”.

afirmam Eva Kallo e Gyorgyi Balog em Origens do Brincar Livre (2017),

Ao explorar novas possibilidades nas brincadeiras e vivências cotidianas, os bebês e crianças experimentam alegria, criatividade, curiosidade e encantamento. Cada interação se torna uma aprendizagem única, especialmente no contato com o mundo da fantasia e da imaginação.

Como acontecem as aprendizagens

As aprendizagens nas infâncias acontecem, sobretudo, por meio das brincadeiras e interações (Currículo da Cidade da Educação Infantil – São Paulo, 2019). Cada ação que os bebês e as crianças realizam, como engatinhar, dar os primeiros passos, correr, pular, subir e descer, brincar com objetos e elementos da natureza, interagir com adultos e outras crianças, são momentos de vivências ofertadas nas experiências cotidianas.

As transformações através do brincar na e com a natureza

Nas brincadeiras na e com a natureza, as crianças podem transformar qualquer objeto no que desejam, criando um simples “faz de conta” que contagia todos ao redor. Esse faz de conta, sem limites, faz com que elas imaginem e percebam que podem ver, viver, sentir e criar jeitos de brincar, ver o mundo com seus próprios olhos, criando momentos que ficam na memória e se tornam aprendizados para a vida. Brincando com galhos, grama, areia e outros elementos, elas exploram possibilidades, despertam a criatividade, curiosidade e fortalecem o vínculo com a natureza, ao cuidar de si, do outro e do ambiente.

 

Brincando e Aprendendo: O Papel do Brincar no Desenvolvimento Integral dos Bebês e Crianças

O brincar, para Vygotsky (1998), é fundamental para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social, pois as crianças interagem com o ambiente e com outras pessoas, aprendendo por meio das experiências sensoriais, afetivas e motoras. No contexto das brincadeiras coletivas, como o faz de conta, peças de montar, elementos da natureza ou a descoberta dos sons, os bebês e as crianças estabelecem relações sociais, desenvolvem a linguagem e constroem significados. Por isso, é importante que a educação infantil ofereça tempos, espaços e materialidades que favoreçam essas vivências, assegurando a participação ativa das crianças na construção do conhecimento.

Como o Brincar Contribui para o Desenvolvimento Infantil

O brincar é um eixo central para o desenvolvimento infantil. Segundo Kishimoto (2010), ele permite que a criança experimente diferentes papéis sociais, desenvolva sua criatividade e aprenda a resolver problemas. A experiência lúdica, além de ser uma forma de aprendizado e diversão, é uma estratégia pedagógica essencial. Um simples objeto, como uma caixa de papelão, pode se transformar em um carro, foguete ou avião, ampliando o repertório simbólico das crianças e incentivando a construção de suas narrativas e a valorização das culturas infantis.

 

O Brincar e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O conceito de brincar como um momento de múltiplas descobertas e aprendizagens é fortemente conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) enfatiza a importância do movimento e da transformação do espaço em ambiente de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento integral dos bebês e das crianças, com foco no cuidado de si, do outro e do ambiente. O ODS 4 (Educação de Qualidade) reforça a necessidade de ambientes educativos que priorizem a experimentação, o brincar e as interações significativas, não apenas entre adultos e crianças, mas também com o meio ambiente.

Bebês e Crianças como Protagonistas no Processo de Aprendizado

Ao celebrarmos a Semana Mundial do Brincar, refletimos sobre a importância de assegurar que bebês e crianças possam brincar de forma plena e significativa, pois o brincar é essencial para o desenvolvimento integral. É responsabilidade de todas/os, familiares, educadores e sociedade, criar espaços seguros e estimulantes para o brincar. Como destaca Bruna Ribeiro em Pedagogia das Miudezas (2022),

“Uma pedagogia que escuta reconhece as crianças como sujeitos de saberes, que escutam e que falam, que sabem e que ensinam”.

Ao promover espaços de interação e ludicidade, a educação infantil contribui para o desenvolvimento integral das crianças, impactando sua construção de conhecimento ao longo da vida.

 

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