Eixos Estruturantes

Nos espaços de Educação Infantil da Liga Solidária, bebês e crianças são livres para brincar, interagir e produzir cultura com autonomia. As propostas são planejadas para que conquistem o pleno desenvolvimento de suas habilidades emocionais, sociais, físicas, motoras e cognitivas de maneira integral.

As vivências estão organizadas dentro de quatro eixos estruturantes:

As vivências estão organizadas dentro de quatro eixos estruturantes:

Bebês e crianças como protagonistas e exploradoras: brincar, interagir e descobrir

O processo de conquistas, exploração e descobertas é indissociável à Primeira Infância. Estimulamos as crianças a experimentarem diversas formas de se movimentar e de se relacionar com o seu próprio corpo e com outros corpos. É assim que se conhecem e se desenvolvem. Nessa frente, os educadores conduzem as experiências por meio de brincadeiras, músicas e histórias.

Cuidar de si, do outro e do ambiente: a experiência de ser cuidado

Educar e cuidar são dois conceitos que, na prática, se complementam e devem caminhar juntos. Por meio das brincadeiras, interações e acolhimento, bebês e crianças aprendem e compreendem a importância de cuidar de si e do outro. Essas propostas acontecem durante as relações cotidianas e também em propostas focadas em saúde e bem-estar.

Linguagem dos sons: experiências sensoriais, músicas e brincadeiras

Durante a Primeira Infância, ampliar o repertório e descobrir os sons é sinônimo de desenvolver imaginação, criatividade e expressão corporal. Para isso, ofertamos experiências sensoriais que nascem das mais diversas interações, seja em ambientes sonoros ou em propostas de resgate das brincadeiras tradicionais e de roda.

Arte de transformar: misturas e texturas

Bebês e crianças conhecem e reconhecem o mundo por meio dos sentidos. Quando suas experiências ganham contornos na exploração das diferentes texturas e misturas, percebem as diferenças e semelhanças entre as materialidades.