As infâncias
Você sabe o que é a Primeira Infância e qual sua importância?
Primeira Infância
Trata-se do período que vai de 0 a 6 anos de idade e é justamente nessa fase que a arquitetura do cérebro começa a se formar moldada pelas experiências vividas.
O desenvolvimento cognitivo, corporal e emocional do ser humano nessa fase se dá numa intensidade impressionante. O que acontece na infância pode deixar marcas para toda a vida, portanto é um momento que requer uma atenção específica.E é por meio da brincadeira que a criança aprende e se desenvolve. Brincando elas encontram a forma de compreender e internalizar o conhecimento e o mundo.


Eixos estruturantes
Nos espaços de Educação Infantil da Liga Solidária, bebês e crianças são livres para brincar, interagir e produzir cultura com autonomia. As propostas são planejadas para que conquistem o pleno desenvolvimento de suas habilidades emocionais, sociais, físicas, motoras e cognitivas de maneira integral.
As vivências estão organizadas dentro de 4 eixos estruturantes:
Bebês e crianças como protagonistas e exploradoras: brincar, interagir e descobrir
O processo de conquistas, exploração e descobertas é indissociável à Primeira Infância. Estimula-se que as crianças experimente diversas formas de se movimentar e de se relacionar com o seu próprio corpo e com outros corpos. É assim que se conhecem e se desenvolvem. Nessa frente, os educadores conduzem as experiências por meio de brincadeiras, músicas e histórias.
Cuidar de si, do outro e do ambiente: a experiência de ser cuidado
Educar e cuidar são dois conceitos que, na prática, se complementam e devem caminhar juntos. Por meio das brincadeiras, interações e acolhimento, bebês e crianças aprendem e compreendem a importância de cuidar de si e do outro. Essas propostas acontecem durante as relações cotidianas e também em propostas pensadas na saúde e bem-estar.
Linguagem dos sons: experiências sensoriais, músicas e brincadeiras
Durante a Primeira Infância, ampliar o repertório e descobrir os sons é sinônimo de desenvolver imaginação, criatividade e expressão corporal. Para isso, pode-se oferecer experiências sensoriais que nascem das mais diversas interações, seja em ambientes sonoros ou em propostas de resgate das brincadeiras tradicionais da infância.
Transformar misturas e texturas
Bebês e crianças conhecem e reconhecem o mundo por meio dos sentidos. Quando suas experiências ganham contornos na exploração das diferentes texturas e misturas, através da pesquisa e investigação, elas percebem as diferenças e semelhanças entre as materialidades.


