Resultados e indicadores
Impactos na Primeira Infância
Avaliação de oferta e aprendizagem dos bebês e crianças por grupo etário

“A avaliação, no contexto atual, só faz sentido se tiver
o intuito de buscar caminhos para melhorar e qualificar
o processo de aprendizagem.”
Jussara Hoffmann, educadora da área de avaliação educacional
Para assegurar e mapear o processo de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças que frequentam a Primeira Infância da Liga Solidária, desde 2018 estabelecemos as avaliações de oferta e aprendizagem por grupos etários como planejamento permanente e continuo.
As avaliações se baseiam em observações atentas que visam o aprendizado e desenvolvimento cognitivo e de linguagem, físico e motor, social e emocional.
Como isso acontece na prática?
Com o acompanhamento da coordenação pedagógica, professoras e professores analisam o marco inicial, ou seja, como cada bebê e criança chega aos nossos espaços de Educação Infantil. A partir daí, planeja-se práticas pedagógicas para estimular habilidades como as diferentes linguagens, expressões corporais, artísticas e musicais, para que se desenvolvam plenamente até o marco final do processo de avaliação.
Vale ressaltar que a proposta não é focar em uma avaliação somativa ou comparativa de bebês e crianças, mas sim em revisar constantemente o planejamento e práticas para entregar experiências pedagógicas significativas por meio das brincadeiras e interações.
Além dos registros descritivos, fotos e vídeos utilizamos semanalmente, instrumentais de observação criteriosa divididos por grupos etários que acompanham as descobertas e conquistas de cada bebê e criança. Assim conseguimos sinalizar os avanços, desafios e oportunidades de aprendizado no processo de educar e cuidar de si, do outro e do ambiente.
As avaliações estão alinhadas a Orientação Normativa/13, Currículo da Cidade, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Marco Legal da Primeira Infância. – Link para os documentos oficiais).
Resultados e Impacto: observação, investigação, registro, planejamento e aprendizado.
Marco inicial e final da Avaliação de Oferta 2022 (grupos etários)
Bebês (Faixa etária 0 a 12 meses)

No desenvolvimento cognitivo e de linguagem, houve aumento de 7,4% nos bebês que passaram a realizar brincadeiras dessa categoria sempre. Consequentemente, houve uma diminuição de 3% e 3,5% daqueles que apenas parcialmente e ainda não realizavam essas experiências, respectivamente.
No desenvolvimento físico e motor, também houve aumento de 5,4% dos bebês que passaram a realizar propostas dessa categoria sempre. Dessa forma, houve uma diminuição de 1,8% e 3,2% daqueles que apenas parcialmente e ainda não realizavam essas vivências, respectivamente.
No desenvolvimento social e emocional esse movimento se repete; houve aumento de 5% dos bebês que passaram a realizar interações dessa categoria sempre e diminuição de 2,6% e 1,9%, respectivamente, daqueles que apenas parcialmente e ainda não realizavam essas experiências.
Ao olhar para as perguntas específicas que compõem as competências de desenvolvimento, nota-se que, no Marco Inicial, as perguntas que mais indicavam que os bebês ainda não realizavam eram “Fica em pé se apoiado/a, ou dá alguns passos” (desenvolvimento físico e motor) e “Coloca objetos em um determinado local sozinho/a, ou com o auxílio de um adulto” (desenvolvimento cognitivo e de linguagem), com 3,5% e 3,3%, respectivamente. Já no Marco Final, ainda que essas perguntas tenham se mantido à frente nas posições em que os bebês ainda não realizavam, diminuíram para de 0,6% e 0,5%, respectivamente.
Crianças bem pequenas (Faixa etária – 1 a 2 anos)

No desenvolvimento cognitivo e de linguagem, houve aumento de 0,9% nas crianças que passaram a realizar práticas dessa categoria sempre e diminuição de 0,7% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Porém, houve um aumento de 0,5% das que ainda não realizam essas vivências.
No desenvolvimento físico e motor, houve aumento de 0,7% das crianças que passaram a realizar brincadeiras dessa categoria sempre e queda de 0,6% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Contudo, há novo aumento (0,2%) daquelas que ainda não realizavam essas experimentações.
Já no desenvolvimento social e emocional houve aumento de 1,2% das crianças que passaram a realizar interações dessa categoria sempre e diminuição de 0,9% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Novamente, porém, há aumento de 0,3% entre as crianças que ainda não realizam essas práticas.
Esses aumentos podem ocorrer por diversas situações, entre elas, às crianças que entraram após a aplicação do Marco Inicial, resquícios do isolamento social decorrente da pandemia que impactou o desenvolvimento de bebês e crianças, troca de membros da equipe, ou possíveis outros motivos.
Ao olhar para as perguntas específicas que compõem as competências de desenvolvimento, nota-se que, no Marco Inicial, as perguntas que mais indicavam que as crianças ainda não realizavam eram “Compreende regras e rotina” (desenvolvimento social e emocional) e “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” (desenvolvimento cognitivo e de linguagem), ambos com 0,6%.
Porém, é interessante reparar que, nesta faixa etária, há maior equilíbrio entre as perguntas levantadas; desse modo, é pertinente olhar para as maiores concentrações das crianças que apenas parcialmente realizam essas vivências: “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” (2,9%) e “Participa e interage (expressa opiniões, interesses, sugestões, etc.) nos momentos de interações, roda de conversa, história e outros” (2,4%), esta última também desenvolvimento social e emocional.
No Marco Final, a tendência se mantém: “Participa e interage nos momentos de brincadeiras, roda de conversa, história e outros” e “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” compreendem as perguntas que mais apresentam crianças ainda não realizando as experiência (0,8% e 0,7%, respectivamente) e as realizando parcialmente (1,9% e 2,2%, respectivamente).
Crianças pequenas (faixa etária – 3 a 4 anos)

No desenvolvimento cognitivo e de linguagem, houve aumento de 0,9% nas crianças que passaram a realizar interações dessa categoria sempre e diminuição de 0,7% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Porém, houve um aumento de 0,5% das que ainda não realizam essas vivências.
No desenvolvimento físico e motor, houve aumento de 0,7% das crianças que passaram a participar das propostas dessa categoria sempre e queda de 0,6% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Contudo, há novo aumento (0,2%) daquelas que ainda não realizavam essas experiências.
Já no desenvolvimento social e emocional houve aumento de 1,2% das crianças que passaram a realizar práticas dessa categoria sempre e diminuição de 0,9% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Novamente, porém, há aumento de 0,3% entre as crianças que ainda não realizam essas experimentações.
Esses aumentos podem ocorrer por diversas situações, entre elas, às crianças que entraram após a aplicação do Marco Inicial, resquícios do isolamento social decorrente da pandemia que impactou o desenvolvimento de bebês e crianças, troca de membros da equipe, ou possíveis outros motivos.
Ao olhar para as perguntas específicas que compõem as competências de desenvolvimento, nota-se que, no Marco Inicial, as perguntas que mais indicavam que as crianças ainda não realizavam eram “Compreende regras e rotina” (desenvolvimento social e emocional) e “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” (desenvolvimento cognitivo e de linguagem), ambos com 0,6%.
Porém, é interessante reparar que, nesta faixa etária, há maior equilíbrio entre as perguntas levantadas; desse modo, é pertinente olhar para as maiores concentrações das crianças que apenas parcialmente realizam essas práticas: “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” (2,9%) e “Participa e interage (expressa opiniões, interesses, sugestões, etc.) nos momentos de brincadeiras, roda de conversa, história e outros” (2,4%), esta última também desenvolvimento social e emocional.
No Marco Final, a tendência se mantém: “Participa e interage nos momentos de brincadeiras, roda de conversa, história e outros” e “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” compreendem as perguntas que mais apresentam crianças ainda não realizando as vivências (0,8% e 0,7%, respectivamente) e as realizando parcialmente (1,9% e 2,2%, respectivamente).