Resultados e Indicadores de Impacto 

“A avaliação, no contexto atual, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar e qualificar o processo de aprendizagem. ”
Jussara Hoffmann

Para assegurar e mapear o processo de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças que frequentam a Primeira Infância da Liga Solidária, desde 2018 estabelecemos as avaliações de oferta e aprendizagem por grupos etários como planejamento permanente e continuo.

Além de qualificar as nossas práticas pedagógicas dentro da proposta de ver, viver, sentir, brincar e explorar a partir das descobertas, essa experiência também tem cumprido um papel fundamental na formação de professoras e professores para o desenvolvimento integral dos bebês e crianças pequenas e no enriquecimento de nossas ofertas educativas.

As avaliações se baseiam em observações atentas que visam o aprendizado e desenvolvimento cognitivo e de linguagem, físico e motor, social e emocional.

Como isso acontece na prática?

Com o acompanhamento da coordenação pedagógica, professoras e professores analisam o marco inicial, ou seja, como cada bebê e criança chega aos nossos espaços de Educação Infantil. A partir daí, planeja-se práticas pedagógicas para estimular habilidades como as diferentes linguagens, expressões corporais, artísticas e musicais, para que se desenvolvam plenamente até o marco final do processo de avaliação.

Vale ressaltar que a proposta não é focar em uma avaliação somativa ou comparativa de bebês e crianças, mas sim em revisar constantemente o planejamento e práticas para entregar experiências pedagógicas significativas por meio das brincadeiras e interações.

Além dos registros descritivos, fotos e vídeos utilizamos semanalmente, instrumentais de observação criteriosa divididos por grupos etários que acompanham as descobertas e conquistas de cada bebê e criança. Assim conseguimos sinalizar os avanços, desafios e oportunidades de aprendizado no processo de educar e cuidar de si, do outro e do ambiente.

As avaliações estão alinhadas a Orientação Normativa/13, Currículo da Cidade, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Marco Legal da Primeira Infância. – Link para os documentos oficiais).

Resultados e Impacto: observação, investigação, registro, planejamento e aprendizado.

Marco inicial e final da Avaliação de Oferta 2022 (grupos etários)

Bebês

0 a 12 meses

No desenvolvimento cognitivo e de linguagem, houve aumento de 7,4% nos bebês que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre. Consequentemente, houve uma diminuição de 3% e 3,5% daqueles que apenas parcialmente e ainda não realizavam essas atividades, respectivamente.

No desenvolvimento físico e motor, também houve aumento de 5,4% dos bebês que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre. Dessa forma, houve uma diminuição de 1,8% e 3,2% daqueles que apenas parcialmente e ainda não realizavam essas atividades, respectivamente.

No desenvolvimento social e emocional esse movimento se repete; houve aumento de 5% dos bebês que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e diminuição de 2,6% e 1,9%, respectivamente, daqueles que apenas parcialmente e ainda não realizavam essas atividades.

Ao olhar para as perguntas específicas que compõem as competências de desenvolvimento, nota-se que, no Marco Inicial, as perguntas que mais indicavam que os bebês ainda não realizavam eram “Fica em pé se apoiado/a, ou dá alguns passos” (desenvolvimento físico e motor) e “Coloca objetos em um determinado local sozinho/a, ou com o auxílio de um adulto” (desenvolvimento cognitivo e de linguagem), com 3,5% e 3,3%, respectivamente. Já no Marco Final, ainda que essas perguntas tenham se mantido à frente nas posições em que os bebês ainda não realizavam, diminuíram para de 0,6% e 0,5%, respectivamente.

Crianças bem pequenas

1 a 2 anos

No desenvolvimento cognitivo e de linguagem, houve aumento de 6,3% nos bebês que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre. Consequentemente, houve uma queda de 2,5% daqueles que apenas parcialmente e 2,7% daqueles que ainda não realizavam essas atividades.

No desenvolvimento físico e motor, também houve aumento de 3,2% dos bebês que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e queda de 1,6% e 0,3% daqueles que apenas parcialmente e ainda não realizavam essas atividades, respectivamente.

Já no desenvolvimento social e emocional houve aumento de 3,7% dos bebês que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e diminuíram 2,1% e 0,8%, respectivamente, daqueles que apenas parcialmente e ainda não realizavam essas atividades.

Nas perguntas específicas que compõem as competências de desenvolvimento, nota-se que, no Marco Inicial, as perguntas que mais indicavam que os bebês ainda não realizavam eram “Usa palavras simples para expressar sentimentos” e “Responde perguntas” (ambos referentes ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem), com 2,6% e 2,3%, respectivamente. Já no Marco Final, ainda que essas perguntas tenham se mantido à frente nas posições em que os bebês ainda não realizavam, houve uma queda de 1,7% e 1,4%, respectivamente.

Crianças bem pequenas

2 a 3 anos

No desenvolvimento cognitivo e de linguagem, houve aumento de 0,9% nas crianças que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e diminuição de 0,7% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Porém, houve um aumento de 0,5% das que ainda não realizam essas atividades.

No desenvolvimento físico e motor, houve aumento de 0,7% das crianças que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e queda de 0,6% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Contudo, há novo aumento (0,2%) daquelas que ainda não realizavam essas atividades.

Já no desenvolvimento social e emocional houve aumento de 1,2% das crianças que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e diminuição de 0,9% daquelas que apenas parcialmente as realizam. Novamente, porém, há aumento de 0,3% entre as crianças que ainda não realizam essas atividades.

Esses aumentos podem ocorrer por diversas situações, entre elas, às crianças que entraram após a aplicação do Marco Inicial, resquícios do isolamento social decorrente da pandemia que impactou o desenvolvimento de bebês e crianças, troca de membros da equipe, ou possíveis outros motivos.

Ao olhar para as perguntas específicas que compõem as competências de desenvolvimento, nota-se que, no Marco Inicial, as perguntas que mais indicavam que as crianças ainda não realizavam eram “Compreende regras e rotina” (desenvolvimento social e emocional) e “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” (desenvolvimento cognitivo e de linguagem), ambos com 0,6%.

Porém, é interessante reparar que, nesta faixa etária, há maior equilíbrio entre as perguntas levantadas; desse modo, é pertinente olhar para as maiores concentrações das crianças que apenas parcialmente realizam essas atividades: “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” (2,9%) e “Participa e interage (expressa opiniões, interesses, sugestões, etc.) nos momentos de brincadeiras, roda de conversa, história e outros” (2,4%), esta última também desenvolvimento social e emocional.

No Marco Final, a tendência se mantém: “Participa e interage nos momentos de brincadeiras, roda de conversa, história e outros” e “Ouve histórias, reconta e reconhece os personagens” compreendem as perguntas que mais apresentam crianças ainda não realizando as atividades (0,8% e 0,7%, respectivamente) e as realizando parcialmente (1,9% e 2,2%, respectivamente).

Crianças bem pequenas

3 a 4 anos

No desenvolvimento cognitivo e de linguagem, houve aumento de 2,7% nas crianças que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e queda de 1,8% e de 0,3% daquelas que apenas parcialmente e ainda não as realizam, respectivamente.

No desenvolvimento físico e motor, houve aumento de 1,1% das crianças que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e queda de 0,8% daquelas que apenas parcialmente as realizam. A quantidade de crianças que ainda não realizam essas atividades se manteve (0,4%).

Por fim, no desenvolvimento social e emocional houve aumento de 2,1% das crianças que passaram a realizar atividades dessa categoria sempre e diminuição de 1,5% daquelas que apenas parcialmente as realizam. A quantidade de crianças que ainda não realizam essas atividades se manteve (0,9%).

Ao olhar para as perguntas específicas que compõem as competências de desenvolvimento, nota-se que, no Marco Inicial, as perguntas que mais indicavam que as crianças ainda não realizavam eram “Expressa suas ideias e cria hipóteses durante a comunicação” e “Narra suas experiências, histórias de vida, conta e reconta histórias” (ambas de desenvolvimento cognitivo e de linguagem), com 0,8%.

Novamente, nota-se que nesta faixa etária há maior equilíbrio entre as perguntas levantadas; desse modo, também faz-se pertinente olhar para as maiores concentrações das crianças que apenas parcialmente realizam essas atividades: “Expressa suas ideias e cria hipóteses durante a comunicação” (1,6%) e “Participa e interage (expressa opiniões, interesses, sugestões, etc.) nos momentos de brincadeiras, roda de conversa, história e outros” (1,7%), esta última refere-se ao desenvolvimento social e emocional.

No Marco Final, a tendência se mantém: “Expressa suas ideias e cria hipóteses durante a comunicação” e “Narra suas experiências, histórias de vida, conta e reconta histórias” compreendem as perguntas que mais apresentam crianças ainda não realizando as atividades (0,4% e 0,3%, respectivamente) e as realizando parcialmente (ambas com 0,9%).