Com o acompanhamento da coordenação pedagógica, professoras e professores analisam o marco inicial, ou seja, como cada bebê e criança chega aos nossos espaços de Educação Infantil. A partir daí, planeja-se práticas pedagógicas para estimular habilidades como as diferentes linguagens, expressões corporais, artísticas e musicais, para que se desenvolvam plenamente até o marco final do processo de avaliação.
Vale ressaltar que a proposta não é focar em uma avaliação somativa ou comparativa de bebês e crianças, mas sim em revisar constantemente o planejamento e práticas para entregar experiências pedagógicas significativas por meio das brincadeiras e interações.
Além dos registros descritivos, fotos e vídeos utilizamos semanalmente, instrumentais de observação criteriosa divididos por grupos etários que acompanham as descobertas e conquistas de cada bebê e criança. Assim conseguimos sinalizar os avanços, desafios e oportunidades de aprendizado no processo de educar e cuidar de si, do outro e do ambiente.
As avaliações estão alinhadas a Orientação Normativa/13, Currículo da Cidade, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Marco Legal da Primeira Infância. – Link para os documentos oficiais).
Resultados e Impacto: observação, investigação, registro, planejamento e aprendizado.
Marco inicial e final da Avaliação de Oferta 2022 (grupos etários)