Virada da Primeira Infância: Brincar, Aprender e “Proteger o Encantamento das Infâncias.”

Destaques

A Virada da Primeira Infância chega para reencantar o olhar sobre as infâncias, reconhecendo o brincar como linguagem expressiva de bebês e crianças, como eixo central para o desenvolvimento integral. Com o tema “Brincando que se aprende”, a proposta convida familiares, educadoras/es, redes locais e a sociedade como um todo a valorizar o direito da criança de “sonhar, imaginar, criar e crescer em seu próprio tempo”.

 

A iniciativa une a potência da Semana Mundial do Brincar, Semana da Infância e Cultura de Paz, promovendo ações que celebram a escuta, presença e construção de vínculos afetivos em ambientes seguros, acolhedores e inclusivos, como destaca a Aliança pela Infância, em sua campanha de 2025, ao enfatizar a importância de “proteger o encantamento das infâncias”.
Clique aqui.

Projeto Virada da Primeira Infância destaca a importância do brincar no aprendizado e desenvolvimento infantil
Um projeto inovador e interativo, a Virada da Primeira Infância tem como foco revelar bebês e crianças como protagonistas e exploradoras no processo de aprendizagem por meio do brincar como prática sustentável.
Com o tema “Brincando que se aprende”, a iniciativa busca ampliar a comunicação e dar maior visibilidade à importância da primeira infância na sociedade.
O principal propósito do projeto é sensibilizar profissionais, familiares e a comunidade educativa sobre o desenvolvimento infantil e seus direitos de aprendizagem. Além disso, o projeto visa fortalecer redes locais, Centros de Educação Infantil, parceiros e equipamentos públicos, promovendo uma educação de qualidade que contribua para o desenvolvimento integral dos bebês e crianças.
A iniciativa da Liga Solidária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, apresenta práticas pedagógicas que acontecem no cotidiano das unidades educacionais e busca assegurar rotinas de cuidado e educação que respeitem as necessidades e os direitos das crianças, promovendo uma sociedade mais consciente e acolhedora para elas.
Busca também provocar reflexões importantes, como a transformação de valores, destacando que “o presente é a presença” e que brincar e interagir em família é fundamental. Reforça a importância de criar, imaginar e construir juntos, resgatando brincadeiras de infância e valorizando a interação entre crianças e adultos.
As intervenções do brincar nas praças, parques e colégios nos territórios acontecerão no dia 9 de agosto de 2025. Vão ocorrer próximas aos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Colégios da Liga Solidária, oferecendo ambientes de brincadeiras interativas que promovem o contato, alegria e diversão entre crianças e adultos, seguindo as orientações de saúde.
É uma ótima oportunidade para fortalecer o vínculo, estimular a criatividade, brincar, interagir, cantar com materiais sonoros, explorar elementos da natureza, despertar a criança interna e promover uma infância mais significativa e participativa!
A iniciativa busca fortalecer redes locais, promover uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, para uma sociedade mais consciente, acolhedora, participativa e que contribua com a transformação socioambiental desde a primeiríssima infância.
Para fortalecer a iniciativa em prol dos direitos dos bebês e das crianças de brincar ao ar livre, convidamos você a vivenciar a intervenção nas praças, parques e colégios:

Vem, vem para a Virada, vem!

No dia 9 de agosto de 2025, sábado, a proposta é promover brincadeiras interativas, contato com a natureza e encontros afetivos entre crianças e adultos.


A programação convida:

  • Relembrar e reinventar brincadeiras da infância;
  • Brincar, criar, imaginar e interagir em família;
  • Cantar com materiais sonoros e explorar elementos naturais;
  • Despertar a criança interior e fortalecer vínculos.

Junte-se a nós em um grande movimento pelas infâncias plurais. Traga sua família, alegria e presença.
Vamos brincar juntas/os e construir uma sociedade mais consciente e participativa com as crianças.

Veja abaixo os endereços das ações em seu território:

O convite especial é para um dia repleto de brincadeiras, interações e conexão com e na natureza.
Vocês não vão perder por nada, né?

Texto escrito: Edith Gonçalves / Leticia Ricarda / Mateus Oliveira / Priscila Antunes
Revisão da Escrita: Patricia Nunes (Supervisora de Formação Continuada)