ODS na Primeira Infância

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O que são os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na Primeira Infância?

Crianças andando na natureza

Sabe o que são os ODS e de quais formas abraçamos o conceito no âmbito educacional?

Com práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, a Primeira Infância da Liga Solidária amplia o compromisso de proteger o meio ambiente dentro e fora da escola. Apesar de reunir apenas três letras, ODS é uma sigla que significa muito. Explicamos: a abreviação para o termo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável faz parte de um pacto assinado por 193 países, incluindo o Brasil, durante uma assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Conhecido como Agenda 2030, esse plano global reúne 17 objetivos e 169 metas para proteger o meio ambiente, promover o crescimento sustentável e acabar com a pobreza em todo o mundo até o ano de 2030. Além do escopo nacional, aqui no Brasil, estados e municípios também se organizam de modo a contemplar as necessidades específicas de cada local.

Diante disso, todas as unidades educacionais que compõem a Primeira Infância da Liga Solidária desenvolvem uma série de ações conectadas aos ODS. Em outras palavras, bebês, crianças, famílias e profissionais participam de vivências e experiências que priorizam o brincar de maneira sustentável. Essa conduta contribui significativamente para um processo de desenvolvimento ainda mais rico nos primeiros anos de vida.

Relação dos ODS com o ambiente educacional

Segundo Clayton Azevedo, coordenador pedagógico da Primeira Infância, integrar o ODS às práticas pedagógicas é fundamental para disseminar uma educação que preze pela sustentabilidade.

“Diante dos desafios ambientais que enfrentamos, devido à falta de cuidado ambiental em todo o planeta, é fundamental que famílias e crianças compreendam que o excesso de brinquedos industrializados não é necessário para brincar, interagir e se desenvolver. Na Liga Solidária, acreditamos que a presença é mais importante que os presentes.”

Para o especialista, romper esse olhar capitalista, de que é preciso comprar para brincar, é o primeiro passo. Depois, é importante trabalhar iniciativas que abracem o conceito dos três “Rs” da sustentabilidade, ou seja, reciclar, reutilizar e reduzir. Isso faz todo o sentido no ambiente educacional.

“Quando apresentamos algo que não está pronto, a criança precisa imaginar e entrar em um mundo de faz de conta, e isso auxilia o seu desenvolvimento integral e a criatividade é despertada e colocada em prática pelos bebês e crianças em nossos Centros de Educação Infantil. Afinal, tudo pode ser construído”, complementa Clayton Azevedo.

O conceito colocado na prática

Já deu para perceber que os ODS, de fato, estão totalmente alinhados com os trabalhos e projetos da Primeira Infância da Liga Solidária. “No momento em que as famílias e crianças circulam em nossos espaços, encontram a lixeira de coleta seletiva em que a criança entra já tem uma lixeira de coleta seletiva e na hora de ir embora vamos todos juntos apagar as luzes. Você sabia que as Unidades Educacionais têm como premissa os ODS 3, 4, 5 e 17? Trabalhamos com alguns ODS mais específicos, que são os de número 3, 4, 5 e 17 (“saúde e bem-estar”, “educação de qualidade”, “igualdade de gênero” e “parcerias e meios de implementação”, respectivamente.)” Como isso influencia o cotidiano pedagógico?

Semanalmente, bebês e crianças dos nossos Centros de Educação Infantil vão aos parques e/ou para nossas áreas verdes para brincar com elementos da natureza, como por exemplo: galhos, pinhas e folhas. Periodicamente são feitos caminhadas e andanças para locais abertos que cada território proporciona. Além disso, alguns objetos, como potes, garrafas vazias que as famílias não utilizam mais, panelas e outros objetos são reaproveitados e utilizados ganham sentido nas brincadeiras e interações durante o cotidiano.

Organizamos em nossos espaços contextos investigativos nos quais os bebês e crianças podem interagir, brincar, explorar o brincar com os elementos que a natureza nos oferece, possibilitando ampliarem suas brincadeiras e utilizando cada vez menos os brinquedos industrializados.

Crianças brincando com folhas secas ao ar livre